domingo, 17 de maio de 2009

Afinal, quando Jesus vem buscar a igreja?

Atualmente pouco tem se falado sobre a volta de Jesus. Será que devemos nos preocupar com isso? Veja alguns sinais que evidenciam o arrebatamento e reflita se você está preparado.

Dentre os temas que mais despertam a curiosidade na Bíblia, podemos, sem dúvida, destacar a volta de Jesus, ou arrebatamento da igreja.
Ao debater o tema desde os jovens até os mais idosos, vemos que ele passa de uma geração para outra, desde a promessa deixada por Cristo de que Ele voltaria (Jo 14.18,19), e sua ascensão aos céus (Mc 16.19). A partir daí, todos os crentes em Jesus Cristo aguardam a Sua volta, sendo que a maioria crê que ela se dará em sua geração (citamos isso com absoluta certeza, pois os crentes preparam-se em vida para se encontrarem com Jesus, seja ela no arrebatamento da igreja ou através da morte física).
Cerca de 2000 anos se passaram desde a promessa e ela ainda não foi cumprida, colocando os salvos em dúvida, perguntando-se se Jesus voltará em sua geração. Isto é muito comum pelo fato de inúmeras pessoas terem sido “frustradas” por não verem o cumprimento da promessa de João 14. Sendo assim, fica a pergunta: “Será que Jesus voltará enquanto eu ainda estiver vivo?”.
Ao afirmarmos que sim ou que não, estaremos falando algo do qual não sabemos ao certo quando acontecerá, pois a Bíblia não nos revela: “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai” (Mt 24.36). Apesar disso, a Palavra de Deus nos deixa alguns sinais que indicam a proximidade da volta de Cristo.



Dentre muitos sinais, podemos citar o aumento dos falsos profetas e dos rebeldes na igreja (Mt 24.4,5,10,11,24; Lc 18.8; 1 Tm 4.1; 2 Tm 3.1,13; 2 Pe 2.1-3), aumento do crime e desrespeito à lei do Senhor (Mt 24.12,37-39), aumento de guerras (Mt 24.6-8) e o Espírito Santo sendo derramado sobre o povo de Deus (At 2.17-21,38,39).
Neste artigo, não vamos entrar em detalhes sobre essas indicações do fim dos tempos, pois ela demanda muito tempo de estudo e uma leitura completa da Bíblia, porém, vamos destacar, entre outros, três pontos evidentes, fortes e atuais, os quais indicam que Jesus está muito mais próximo de voltar do que imaginamos.



O primeiro sinal da volta de Cristo é o Estado de Israel, conhecido como “O relógio de Deus”. A história de Israel é repleta de profecias e acontecimentos, marcando também o futuro com a volta de Jesus. Em aproximadamente 70 d.C. Israel foi destruída espalhando os judeus pelo mundo. Para eles, Jesus ainda não veio ao mundo, sendo assim, resumindo os sete anos que sucederão o arrebatamento, temos o povo judeu crendo que o falso profeta é o messias, os quais o adorarão. No meio dos sete anos (três anos e meio) verão que ele não é o verdadeiro Messias (o verdadeiro é Jesus nosso Salvador), dando origem à grande tribulação na Terra, período marcado por grandes guerras e dores maiores. Para acontecerem tais coisas, é necessário que o Estado de Israel e o templo sejam restaurados. No dia 14 de maio de 1948 o “relógio de Deus”, que estava parado desde a subida de Jesus ao céu, volta a funcionar com a restauração do Estado de Israel. Muitos mencionam a passagem de Mateus 24.32-34 sobre a figueira como a profecia sobre esse evento, além de Sofonias 2.1-3 que cita a congregação da nação antes da ira do Senhor. (Ler também Dt 30.1-10 e Ez 37.12).
Além desse fato já ocorrido, temos a restauração do templo de Israel que é o sonho dos judeus. Isso ainda não aconteceu, porém eles já possuem plantas, maquetes do templo, os utensílios confeccionados de acordo com a Bíblia, roupas, harpas, e o mais curioso, uma escola de treinamento para os futuros sacerdotes do templo, reunindo descendentes da tribo de Levi. A reconstrução ainda não ocorreu devido ao conflito com os árabes e a mesquita muçulmana (Domo da Rocha) estar no lugar do templo, sendo necessário sua destruição. Tudo indica que o anticristo apoiará a reconstrução do templo, hoje reduzido ao muro das lamentações, fazendo um pacto com os judeus (2 Ts 2.3,4). A reconstrução do templo é questão de tempo.




O segundo sinal destacado é a tecnologia. Sabemos que o anticristo, sendo ele um homem comum, necessitará de aparatos que monitorem as pessoas para que ele possua o controle sobre elas. Hoje já existe um chip, que inserido na pele, é capaz de armazenar dados sobre a pessoa, como registros de identidade, tipo sangüíneo, local onde mora, além de monitorá-la para saber onde ela está localizada. Como exemplo de monitoramento, podemos citar uma página na internet no qual você pode acessar qualquer lugar do mundo através de satélites, conseguindo ver as imagens como se fosse uma pessoa andando na rua. Será que essa tecnologia não será usada pelo anticristo? O anticristo necessitará do auxílio dessa tecnologia, que já domina o mundo. Além disso, como cita o versículo: “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram” (Ap 1.7a). Se o versículo diz que “todo o olho o verá”, significa que haverá uma rede de distribuição de imagens espalhadas pelo mundo que mostrará em tempo real o evento citado, que no caso será a batalha final na Terra, onde Jesus destruirá o anticristo e seu exército. Já temos tudo isso pronto, hoje, onde assistimos ao vivo um acidente no Japão através da televisão ou internet, ou então podemos ligar pra alguém na África, em questão de segundos. Existem mais de 28 satélites, e mais alguns sendo preparados, que controlam os sinais GPS (sistema de posicionamento global) usados no mundo todo para localização. Ao prestarmos atenção, notamos que por onde andamos, seja no shopping, no local de trabalho ou na rua, encontramos câmeras espalhadas por toda parte, monitorando os ambientes. O cenário tecnológico já está preparado, as pessoas são observadas e monitoradas em todos os lugares, a todo instante.


O terceiro sinal é a crise mundial, partindo dos EUA. Ao abrirmos os jornais de hoje, encontraremos uma alusão a uma possível crise nos EUA. Como nunca visto antes, a economia americana vem entrando em declínio, sendo acentuado desde meados de 2007, quando surgiu uma bomba, a subprime crisis ou crise hipotecária. Os compradores de imóveis começaram a não pagar suas dívidas com os grandes bancos, e ao mesmo tempo ocorreu uma alta desvalorização dos preços dos imóveis nos EUA, devido à alta oferta, fazendo com que as hipotecas perdessem seu valor inicial, somando bilhões em prejuízos aos bancos e fundos americanos. Com isso, toda economia do mundo sofreu grandes abalos e um efeito cascata, que ainda está no começo. Os governos têm cada vez mais intervindo nas economias, injetando altas somas em dinheiro visando cobrir esses buracos, porém não tem sido suficiente. Os EUA estão numa iminente recessão que pode durar anos, desacelerando a economia global e alterando os preços de diversos produtos, como os alimentos e o petróleo. O mundo está em uma crise financeira, e, como já sabemos, os governos cada vez mais se juntam para resolver os problemas, criando blocos econômicos como a União Européia. Esse cenário é extremamente favorável ao anticristo, que aparecerá ao mundo como um grande líder, que pra obter sucesso deverá resolver um grande problema, que pode ser financeiro, em um governo único, o que dará uma falsa paz ao planeta por três anos e meio.
Se formos entrar a fundo nesse último sinal, podemos voltar à estátua de Daniel (Dn 2), sendo ela dividida em cinco partes que são cinco reinos. Já se passaram o Império Babilônico (cabeça de ouro), Medo-Persa (peito e braços de prata), Grego (ventre e coxas de cobre), Romano (pernas de ferro) e agora vivemos os pés de ferro e barro que será aniquilado pela Rocha (reino de Cristo que perdurará para sempre). Esse último é dividido em 10 nações, que surgiram da divisão do Império Romano. Os Teólogos citam que o império romano retornará em outra forma. As considerações feitas por eles são de que os 10 dedos da estátua são os 10 blocos econômicos de hoje, dentre eles a União Européia, Mercosul, CARICOM e o bloco asiático.



Estamos vivendo a iminente volta de Jesus ao mundo para buscar sua igreja. Cada dia que passa o homem enche mais a Terra e torna-a inabitável, destruindo-a, e fazendo com que o povo de Deus sinta-se cada vez mais sem espaço no mundo. A cada minuto os sinais do fim vão se cumprindo. O que mais falta para Jesus voltar e buscar sua noiva? Pela palavra de Deus tudo já está cumprido, basta aguardarmos a ordem do Senhor.



Que nós possamos estar como em Mateus 24.12 “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.” Não faça como Esaú que trocou sua primogenitura por um prato de lentilha. Guarde sua salvação com todas as suas forças para que se cumpra a promessa do Senhor em Apocalipse 3.10c “Sê fiel ate a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”



Afinal, quando Jesus vem buscar a igreja?



“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus!”
(Ap 20.20)



Bibliografia:

Acervo Folha de São Paulo – Capa de 15 de maio de 1948.

Richard N. Ostling, "Time for a New Temple?" - Revista Time, 16 de outubro de 1989.

Ice e Price, Ready to Rebuild - Randall Price, entrevista gravada com Gershon Salomon, 24 de junho de 1991.

Portal Chamada – http://www.chamada.com.br/

Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD

Autor:

Gustavo Henrique Fabricio

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir